O que Não se deve falar para as Crianças:


Bom dia, 
Eu como toda mãe me preocupo com o que falo para minha filha, ou melhor com o que ela vai entender .
Pois existe uma ponte enorme com o que eu falo e o que ela entende, devemos sempre explicar com calma, mesmo repetindo milhões de vezes. 

Exemplo: Ela que mexer no fogão, não adianta só falar "não mexa" ou "tire a mão daí", ela não entende o risco e voltará lá assim que tiver uma oportunidade, porem se ela entender que vai queimar a mãozinha e fazer "dodói" será mais fácil mante-la distante do perigo.

Encontrei esse texto a um tempo atrás e guardei para compartilhar com vocês.

Os pais são os exemplos dos filhos e suas atitudes podem ter um impacto positivo ou negativo na formação da personalidade e identidade social da criança. Por isso, de acordo com o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, existem algumas coisas que jamais devem ser ditas às crianças ou faladas na frente delas. Veja quais são:

1 – Não rotule seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.
2 – Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.
3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.
4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.
5 – Não diga que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.


 Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.
7 – Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.
8 – Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.
9 – Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.
10 – Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.


Fonte: desconhecida

Um comentário:

  1. É as palavras e os gestos influencia muito na vida dos pequenos. Não somos perfeito sabemos muito bem disso, mas temos que está dispostos a fazer o melhor por nossos pequenos.

    Mah eles são o reflexo das nossas ações neh!!

    ResponderExcluir

- Os coments são moderados para eu responder todos.

- Sua opinião, sugestão, dica e alerta são bem-vindos!